- Área: 760 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Carlos Trancoso, Mariana Lopes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Amor é um ato de construção.
A MISS’OPO nasce do desejo de transportar a Alegria da intimidade para um projeto de vida mais abrangente, de caráter público. O Programa, seis apartamentos, um espaço de restauração, uma recepção/loja/galeria, um espaço multi-usos e áreas técnicas distribuem-se pelo edifício como se fossem compartimentos de uma antiga casa.
Os apartamentos são os quartos, o bar a cozinha, a sala de refeições o quintal, a recepção/loja/galeria a sala de estar, e assim sucessivamente. Construiu-se a Aura da Casa, do Abrigo, devolvendo ao edifício a sua função original, o habitar. Complanarmente respeitamos e integramos também o seu período mais recente, enaltecendo o seu carácter crú e industrial, recordação presente da unidade têxtil dramaticamente implementada nos anos 70.
Recuperação enquanto respeito pela estória , reinterpretando o seu conteúdo foi a temática que aqui nos interessou explorar. Este processo de concepção-construção ocupou todas as nossas energias durante dois anos das nossas vidas. Na vertigem do novo, enquanto fomos construindo e enchendo a Casa, fomos esvaziando a outra.